Em comunicado aos associados e à comunidade, a Prevent Senior informou em comunicado que mentiu ao divulgar a eficácia de medicamentos que integram o chamado “kit Covid”, entre eles a cloroquina e a hidroxicloroquina. A nota foi divulgada nesta segunda-feira, 29.
A divulgação faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta, feito pela Promotoria de Saúde do Ministério Público de São Paulo (MP-SP).
No comunicado, a Prevent diz que “não obteve autorização do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) para a realização de estudos científicos envolvendo a cloroquina e a hidroxicloroquina” e que não possui nenhuma pesquisa ou levantamento que “ateste a eficácia de algum tipo de medicamento” de forma preventiva ou precoce contra a Covid-19.
A empresa se comprometeu ainda não distribuir mais o “kit Covid”, composto por medicamentos comprovadamente ineficazes contra a doença, segundo a ciência.
Veja a nota da Prevent:
“Os resultados divulgados pela empresa ou por terceiros acerca da eficácia da cloroquina e hidroxicloroquina não correspondiam efetivamente a uma pesquisa científica, limitando-se a dados obtidos internamente para fins estatísticos, sem qualquer tipo de viés científico. A Prevent Senior não obteve autorização do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) para a realização de estudos científicos envolvendo a cloroquina e a hidroxicloroquina. Inexiste a conclusão de qualquer pesquisa científica realizada pela Prevent Senior que conclua pela eficácia da cloroquina e da hidroxicloroquina ou de demais medicamentos do denominado “kit Covid”, para tratamento da COVID-19.Inexiste qualquer pesquisa científica realizada pela Prevent Senior que ateste a eficácia de algum tipo de tratamento precoce ou preventivo para pacientes suspeitos, confirmados ou mesmo sem COVID-19”, diz a nota.