Em três anos da atual gestão, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realizou o trabalho de contenção em 32 áreas de risco por todas as zonas da capital. Moradores beneficiados relatam satisfação com o serviço.
Cleonice da Cunha, de 75 anos, moradora do bairro Nova Cidade, na rua Albânia, testemunhou a transformação. Uma erosão de 30 metros de profundidade havia se formado durante um período de chuvas intensas na capital. O acúmulo de lixo descartado de forma incorreta contribuiu para o desabamento. Para dar vazão às águas da chuva, uma escada hidráulica foi implantada no talude. Cleonice, que quase deixou seu imóvel por medo da erosão, agora pode retornar à sua residência com segurança.
Na rua Itaberaba, no conjunto Francisca Mendes, no bairro Cidade Nova, a prefeitura recuperou um talude de 40 metros de profundidade. O professor Paulo Roberto, de 52 anos, expressou satisfação com o serviço, destacando que a comunidade agora tem um espaço com grama para brincar com as crianças e passear com os animais.
Na zona Norte, 13 áreas de risco de desbarrancamento receberam obras de contenção, incluindo sete áreas no Nova Cidade, nas ruas 40 e 41; 163 (Budapeste); 197; Herculano Pena (Treviso); Albânia; e Acapulco. Além disso, quatro áreas no bairro Cidade de Deus, duas áreas no Cidade Nova, e outras localidades também foram beneficiadas.
O secretário da Seminf, Heliatan Botelho, enfatizou que esses esforços serão intensificados na capital para tornar a vida nas comunidades mais segura. Na zona Oeste, a aposentada Rita de Cássia, de 71 anos, elogiou a transformação proporcionada pela obra no beco Azambuja, no bairro São Raimundo. Na zona Leste, a prefeitura realizou trabalhos em nove áreas, incluindo a comunidade Santa Inês, onde a execução da obra foi rápida, concluída em pouco mais de um mês, apesar do prazo inicial do projeto prevê a execução dentro de 80 dias.
Ap Alexandre de Assis Gomes da Costa .