Um forte terremoto ocorreu nas primeiras horas de domingo (04:05 hora grega) em Papua Nova Guiné, com o US Geological Survey (USGS) estimando que era 5,9 na escala Richter.
O epicentro foi relatado abaixo do fundo do Oceano Pacífico, no entanto; nenhum alerta de tsunami foi emitido. As autoridades locais não relataram vítimas ou danos a partir desta fase, e nenhum alerta de tsunami foi emitido.
A Papua Nova Guiné localizada no chamado anel da zona de fogo do Pacífico, onde as referidas placas tectônicas de fricção são fortes atividade sísmica e vulcânica.
Em julho de 2020, um terremoto de magnitude 6,9 sacudiu a capital Port Moresby, mas nenhum dano maior foi relatado.
Em fevereiro de 2018, um terremoto de magnitude 7,5 atingiu as terras altas do país, causando deslizamentos de terra que soterraram comunidades inteiras. Pelo menos 125 pessoas perderam a vida.
Note-se que os dados do sismo provenientes do Instituto Geodinâmico de Atenas ou do Instituto Sismológico Euro-Mediterrânico são soluções provenientes do sistema informático automático, sem a participação de um sismólogo. Eles são constantemente atualizados com a chegada de novos dados.